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Atualmente estão a circular vales falsos de 250€ nas redes sociais.
- Não responda
- Não partilhe
 
As comunicações de phishing são cada vez mais convincentes, pois parecem comunicação feitas pelas próprias marcas, como é neste caso o E.Leclerc.

O que é o phishing?
O phishing é uma técnica utilizada por pessoas mal-intencionadas, com o objetivo de o levar a clicar num link, abrir um anexo ou partilhar informação sem que se aperceba que está a colocar em risco a sua segurança.


1. Como posso detetar uma tentativa de phishing por e-mail? 
- Na grande parte das vezes, os e-mails são muito realistas pois contemplam um logótipo muito parecido ao verdadeiro do E.Leclerc.
- Preste atenção ao remetente dos e-mails. Por vezes, é utilizada a marca E.Leclerc mas a marca não tem conhecimento, nem está envolvida na criação do e-mail. 
- Preste atenção ao assunto do email.
- Preste atenção ao conteúdo do email.

Normalmente o phishing disponibiliza ofertas muito vantajosas. Como por exemplo:
 
"Oferta de boas-vindas: 25 € reembolsados ​​nas suas compras"
"Ganhe um vale de 1000 euros"
"25 euros reembolsados ​​no seu supermercado E.Leclerc"
"Oferta E Leclerc: 50EUR no seu recibo, aproveite-a"
"[seu nome], nós reembolsamos suas compras na Leclerc"
"[seu endereço de e-mail], seu cartão de aquisição ainda está pendente"
“Anunciamos que você ganhou um concurso”
“Você é solicitado a assinar uma subscrição”
“Você é solicitado a responder a um questionário”
 
- Pedirão dados como nome e apelido, e-mail, dados bancários (dados bancários, número do cartão bancário, criptograma), entre outros.
 
2. Como identificar uma tentativa de golpe telefónico?
 
- Os golpes telefónicos, tal como os e-mails, parecem muito realistas porque os interlocutores apresentam-se como colaboradores da marca E.Leclerc.
- Preste atenção à pessoa que lhe telefona, pois mesmo que o interlocutor afirme trabalhar para a marca, isso não significa que a insígnia E.Leclerc esteja vinculada a essa pessoa.
- Preste atenção ao conteúdo da chamada.

Poderão haver vários temas abordados nas chamadas. Como por exemplo:
 
“Estamos a anunciar que, após um sorteio, você ganhou um vale e que, para o validar, deve ligar para o número de telefone XXX XXX XXX.”
“Informamos que depois da compra que realizou no nosso Hipermercado E.Leclerc, ganhou XXX€. Para levantar o prémio deve dirigir-se à nossa loja com o seu cartão de cidadão.”
“Informamos que ganhou um cartão presente e deve comunicar seus dados bancários para o obter.”
“Informamos que ganhou um vale e que, para validá-lo, deve ligar para o número XXX XXX XXX. A seguir, deve ir ao site www.e-leclerc.pt e selecionar os artigos que pretende levantar gratuitamente.”
 
3. O que fazer se se deparar com uma tentativa de fraude por e-mail ou telefone?
 
- Não responder aos pedidos de dados.
- Não comunicar dados pessoais como número do cartão de multibanco, código do cartão bancário, entre outros.
- Denunciar a suspeita de fraude à E. Leclerc, através dos meios de Apoio a Cliente.
- Denunciar o email no do site Ciber Crime do Ministério Público: http://cibercrime.ministeriopublico.pt/

 
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