Loading...
bem-vindo(a) ao e.leclerc
sobre nós
As nossas lojas
Movimento E.Leclerc
Cartão E.Leclerc
As nossas marcas
História
Independência no coração do movimento

Desde a sua criação em 1949, o Movimento apoia-se nalguns homens, que como Edouard Leclerc, são verdadeiros empreendedores autónomos, proprietários do seu comércio. A independência constitui logo de início a pedra angular desta aventura humana que conta hoje 474 aderentes em França. Contrariamente aos grupos integrados, o Movimento E. Leclerc defende a autonomia de cada loja e defende a iniciativa individual ao serviço do projecto de insígnia: tornar os bens e serviços acessíveis ao maior número de pessoas.
A força do movimento
O movimento E. Leclerc é o único grupo europeu que oferece a oportunidade aos jovens trabalhadores de se tornarem proprietários da sua loja. Antes de se tornar aderente da insígnia, o colaborador E. Leclerc tem de ter trabalhado no seio do Movimento durante vários anos e ocupado com sucesso uma função de director de loja. Este colaborador deve também ser apadrinhado pelo aderente para quem trabalha e depois, eventualmente, por outros aderentes. Esta lógica de apadrinhamento é fundamental porque mantém o espírito de solidariedade do movimento E. leclerc. Os aderentes devem respeitar algumas regras simples que codificam as práticas: vender ao mais baixo preço, distribuir 25% dos lucros aos seus colaboradores, participar voluntariamente na gestão das ferramentas colectivas do Movimento e aderir aos dispositivos contratuais destinados à assegurar o bom desenrolar das cessões de lojas.
A organização do movimento
A organização do movimento articula-se à volta de três estruturas principais: L’ACDLec (Associação dos Centros de Distribuição E. Leclerc), que atribui a insígnia aos aderentes, controla o respeito das regras da carta do aderente e define as grandes orientações estratégicas da insígnia; o GALEC, que referencia os grandes fornecedores para as lojas; e 16 cooperativas regionais que asseguram a função logística para as lojas, negoceiam com os fornecedores nacionais para adaptar a oferta às especificidades de consumo da região e que colaboram estreitamente com os fornecedores locais. Além destas cooperativas, algumas actividades muito específicas levaram a insígnia a criar sociedades dedicadas. É o caso sobretudo da SIPLEC (Sociedade de Importação de E. Leclerc), responsável pela compra dos combustíveis e da importação dos produtos alimentares e não alimentares e da Scamark, responsável pela concepção e pelo desenvolvimento das marcas da insígnia. Por fim, as ofertas especializadas são também elas pilotadas por entidades dedicadas, tal como a Scapauto que gere os centros de manutenção automóvel “L’Auto”, ou ainda a sociedade Devinlec para o “Manège à bIjoux…
Estruturas Comuns
ESTRATÉGIA - A ACDlec - A Associação dos Centros Distribuidores E.LECLERC
Criado em 1964 e presidido pelo Michel-Edouard Leclerc, é o órgão estratégico do Movimento. Encarregado das grandes orientações do Movimento, a ACDlec define a política da insígnia e assegura o seu respeito pelos aderentes, nomeadamente ao nível do preço
NACIONAL - O Galec - A centralização das compras dos centros E. Leclerc
Criado em 1970, instalado em Ivry sur Seine, o Galec é a ferramenta comercial dos centros E.Leclerc. Subdividido por sector de actividade, o Galec negoceia com os fornecedores as condições comerciais para o conjunto das lojas.
REGIONAL - As SCA - As centrais de compras regionais
São 16, estas cooperativas dão seguimento ao Galec negociando as compras à nível regional. Também asseguram o armazenamento, a repartição e o transporte das mercadorias nas lojas. Implantadas nas regiões, afinam a política de compra tendo em conta as particularidades e desejos dos clientes. Asseguram hoje 60% dos fornecimentos das lojas.
LOJAS
Mais de 500 lojas em França e na Europa (Itália, Polónia, Portugal, Espanha, Eslovénia).
UNILEC - Desenvolvimento Internacional
Desde 1992, os Centros E. Leclerc surgem também no estrangeiro, permitindo assim à veia pioneira da insígnia exprimir-se para além do Hexágono. O desenvolvimento internacional permite transmitir “o espírito E. Leclerc” pela Europa. Fiel aos seus valores e ao seu modo de funcionamento, a abordagem do Movimento não é instalar filiais no estrangeiro com uma política de compras pura e simples, mas ajudar empreendedores independentes a constituir uma rede europeia de distribuição assentando num projecto comum e em valores partilhados. A independência, a gestão cooperativa, a valorização dos homens e o respeito pelas especificidades locais são as chaves mestras deste desenvolvimento. A 1 de janeiro de 2008, o Movimento E. Leclerc conta 76 lojas no internacional: 8 em Espanha, 29 na Itália, 18 na Polónia, 19 em Portugal, e 2 na Eslovénia.
SOFILEC - Imobiliário Internacional
Sociedades Especializadas
E. LECLERC VOYAGES - Agência de viagens
O E. Leclerc Voyages é a Agência e a Central Nacional de Referenciação das agências de viagens E. Leclerc e dos seus aderentes.
DEVINLEC - PRESTALEC - Bijutaria - Ourivesaria
A DEVINLEC disponibiliza uma gama enorme de serviços para garantir o desempenho e a eficácia dos espaços “Le Manège à Bijoux®”.
SCAMARK - Marcas de distribuidores
A Scamark é uma ferramenta ao serviço do Grupo E. Leclerc que contribui ao desenvolvimento do desempenho comercial da insígnia. A sua missão é desenvolver e comercializar produtos, das marcas próprias (Marque Repère, Nos Régions ont du talent, ECO+, Les chemins de la qualité, les 3 Meuniers), para as secções PGC e FLS em conformidade com a política de sortido da Insígnia. As políticas seguidas em matéria de compra, de desenvolvimento produto, de preços de venda contribuem para as lutas da insígnia.
SCAPMARÉE - Produtos do Mar
EDEL - Banco
O banco EDEL (cuja sede se situa em Toulouse) desenvolve o cartão Hélium, uma ferramenta de fidelização e de desenvolvimento do volume de negócios, ao serviço do Movimento E. Leclerc exclusivamente.
SCAPAUTO - Auto
A Scapauto é a Central Nacional dos Centros Auto E. Lelcerc e dos seus aderentes. Coordena a estratégia da insígnia no respeito dos valores do Movimento. Assegura o desenvolvimento da actividade da rede.
KERMENÉ - Matadouro e transformação
A Kermené (cuja sede social se situa em Saint-Jacut-du-Mené) é, desde 04/08/1978, uma filial dos Centros de Distribuição E. Leclerc. É representada pelo seu presidente, Sr.Jacques le Gail e seu Director Geral, Sr. Hervé Aubé. Ao realizar um volume de negócios de mais de 525 milhões de euros, a Kermené destacase em cinco localidades (Saint-Jacut-du-Mené, Collinée, Vildé-Guingalan, Saint-OnenLa-Chapelle e Saint-Léry). A Kermené fornece o conjunto das lojas da insígnia E.LECLERC em produtos de talho e de charcutaria sob as marcas Tradilège, Eco+, Férial e Chantegrill.
LOGILEC - Logística
Criada em 1996, a Logilec é uma filial a 100% do Galec desde janeiro 2000. A Logilec nasceu da vontade do Movimento em controlar e organizar ela própria a cadeia de fornecimento, fonte de poupanças importantes e de vantagens concorrenciais. Este controlo passando por tomar conta dos produtos, o mais próximo da fábrica dos fornecedores, implica um perfeito controlo dos fluxos físicos e dos fluxos de informações.
SIPLEC - Combustíveis
A Siplec é o braço armado do Movimento E. Lelcerc nas suas compras no Internacional. Uma ferramenta de importação totalmente dedicada ao desempenho da insígnia. Especializada, no início, na importação de produtos petrolíferos, a Siplec propulsionou a rede E. Leclerc para a 2ª fila da distribuição de combustíveis em França. Com base na sua experiência, a Siplec alargou o seu campo de acção à importação de produtos alimentares e manufacturados, assim como à gestão dos produtos de marca própria. Hoje, fornece cerca de 25 000 referências, concebidas para serem trunfos concorrenciais para as lojas.
VERALEC - Artes da mesa
Criada em 1996, a Veralec é a ferramenta logística e comercial inteiramente dedicada às Artes da mesa e da casa. Com base nas suas 3500 referências permanentes e das suas colecções temáticas sazonais, a Véralec reforça a sinergia com o Galec para se tornar o interlocutor único das lojas E. Leclerc para as Artes da Casa Decoração. Das gamas de produtos “tendência”, passando pelos básicos, os incontornáveis, as exclusividades ou as marcas próprias, a Veralec propõe graças à sua força de venda uma larga oferta adaptando-se à todas as superfícies de venda, em França e na União Europeia.
Conceitos
E. LECLERC VOYAGES
São mais de 156 agências pela França toda, que propõem uma grande selecção de destinos e de fórmulas, uma gama completa de produtos provenientes das maiores operadoras, com a melhor relação qualidade/preço.
LE MANÈGE A BIJOUX® E. LECLERC
Este espaço é um conceito em perfeita coerência com a vocação do Movimento E.LECLERC: tornar acessível todos os bens de consumo ao maior número. Contam-se hoje mais de 240 espaços em França que propõem mais de 2000 referências.
A PARAPHARMACIE E. LECLERC
Os 109 parafarmacêuticos E. Leclerc trabalham em parceria com 60 laboratórios farmacêuticos. Propõem 4000 referências de marcas selectivas. O ponto forte do conceito: o aconselhamento, assegurado por Técnicos de Farmácia e consultoras.
PERFUMARIA UNE HEURE POUR SOI
O conceito nasceu em 1998, com a filosofia de tornar o luxo acessível a todos. Mais do que uma perfumaria, a vocação de “Une heure pour soi” é propor um local de acolhimento, de escuta, de liberdade e de preço onde todas as vontades dos clientes são tidas em conta.
ESPACE CULTUREL
Este conceito nasceu em 1981 com o compromisso de tornar a cultura acessível à todos. Livros, discos, vídeos, DVD, multimédia e jogos vídeos ocupam um lugar chave. O livro representa 26% das compras e ocupa um lugar de destaque no Espace Culturel, dado que em média é-lhe dedicada 40 a 50% da superfície de venda.
L’AUTO E. LECLERC
O conceito é fiel aos valores do Movimento E. LECLERC. È sobretudo uma verdadeira luta E. LECLERC: defender o poder de compra do automobilista. Os nossos clientes, exigentes porque o seu veículo representa um investimento importante, podem contar com profissionais do automóvel e da manutenção e beneficiar de ofertas e preços agressivos.
BRICO E. LECLERC
Lançado em 2005, o conceito Brico E. LECLERC, é o universo do bricolage acessível a todos com o sentido do “bem feito” e da astúcia. Esta nova insígnia Brico E. LECLERC não está exclusivamente reservada para os profissionais do bricolage, mas para os particulares que desejam encontrar soluções simples para os seus desejos e isso em todas as áreas da casa e área envolvente.
JARDI E.LECLERC - Jardinagem
Em todas as áreas do jardim e da área envolvente, a nossa insígnia disponibiliza uma oferta profunda de produtos “prazer”. Na linha da nossa insígnia mãe, a nossa missão é defender o poder de compra, e dar o “poder de agir” aos consumidores facilitando o seu acesso aos produtos e serviços. Na área do jardim, adicionamos o nosso compromisso por uma jardinagem que respeite o meio ambiente. Os nossos compromissos são os de um grupo de independentes que após 50 anos de existência e de lutas conseguiu conjugar envolvimento local e presença dominante na cena da distribuição, assentando assim a sua sustentabilidade e a das regiões. A proximidade geográfica e humana, a simplicidade, o compromisso para com o meio ambiente e a paixão são as forças de Jardi E. Leclerc.
SPORT & LOISIRS E. LECLERC - Lazeres
O Sport et Loisirs é a vertente desporto da insígnia E. Lelcerc. Um conceito de lojas inovadoras e agradáveis, especializadas no universo do desporto desde março 2005. Concebido de início para proporcionar uma oferta de desporto na proximidade de cada centro E. Lelcerc, Sport et Loisirs desenvolve hoje 11 000 referências de têxtil, de calçado e equipamento para a prática diária ou ocasional. A sua presença nos parques de estacionamento e nas galerias dos centros E. Leclerc permite, consoante as necessidades dos consumidores, tornar acessível muitas marcas de Sportwear e de material para desportistas.
L’OPTIQUE E. LECLERC
Um compromisso rodeado por três prioridades: transparência, simplicidade e acessibilidade. No dia 15 de Dezembro de 2005, o E. Leclerc abre em Francoville (95) a sua primeira loja “E. Leclerc Optique”. Perante uma saúde cada vez mais cara, um número crescente de consumidores vê-se obrigado a prescindir de alguns cuidados. Instala-se uma saúde de duas velocidades. No sector óptico, no qual é estimado que cerca de um milhão de franceses está “sub equipado”. O E. Leclerc defende o poder de compra e o acesso a um cuidado essencial propondo preços 10 a 25% mais baratos em 2000 referências (produtos básicos sem marca e marcas nacionais). Uma oferta transparente com um preço único (armação + lentes) que permite uma alternativa ao sistema das opções, na realidade dispendiosas, e que proporciona um serviço completo de oculista. No mercado da óptica em forte progressão, estes últimos anos, a insígnia ambiciona abrir 100 lojas “E.L’Eclerc Optique” até 2010.
Promover o comércio independente na Europa

A implementação internacional das lojas E. Leclerc estabelece-se no mesmo espírito que em França, tratando-se de Espanha, de Portugal, da Itália, da Polónia ou da Eslovénia. A vontade da insígnia é constituir um pólo de comerciantes independentes europeus. Hoje, 112 lojas já nasceram no estrangeiro, representam mais de 2.4 mil milhões de euros de Volume de Vendas. Por fim, desde 2006, E. Leclerc fundou uma aliança ao lado de quatro distribuidores independentes europeus animados pela mesma visão do seu futuro: Conad (Itália), COOP (Suiça), REWE (Alemanha), et Colruyt (Bélgica), uma aliança cujo objectivo é trocar o saber, para que os consumidores possam beneficiar dos melhores produtos e dos melhores serviços aos melhores preços.

Fontes: Números E. Leclerc
Insira o email de registo
Aceder à conta
Subscreva a Newsletter
Envio da Lista de compras por email
Ao usar este website, está a aceitar a utilização de cookies para análise, conteúdo personalizado e apresentação de anúncios.